sábado, 4 de agosto de 2012

Nederlandse curiosa

Hey folks!!!

A cada dia, eu procuro algo novo sobre a Holanda e cada vez mais, me encanto pela cultura e pela língua. É tudo tão diferente do que eu estou acostumada; do que eu sempre vivi aqui. A cada texto ou vídeo que vejo, meu anseio e curiosidade pela cultura neerlandesa aumenta. 

Acho que posso começar citando que, diferentemente do Brasil, a Holanda é um país muito pequeno, tendo apenas 41.528km², segundo o wikipedia; ao passo que o nosso país tem 8.514.876.599 km², também com base no wikipedia. Desses, 29.000km² são de ciclovia.

Outra curiosidade sobre esse país é o Sinterklaas. Enquanto aqui, as crianças acreditam no Papai Noel, figura exportada pela cultura estadunidense; na Holanda, elas acreditam no Sinterklaas. Entre o meio de novembro e o dia 5 de dezembro, o Sinterklaas visita várias cidades. Na noite em cada cidade onde ele passa, as crianças deixam um sapatinho com uma cenoura dentro, próximo à chaminé e cantam canções tradicionais antes de irem dormir. Quando acordam, no lugar do sapato, encontram algum doce. E na noite do grande dia, em 5 de dezembro, as famílias sem reúnem, cantam músicas e, quando menos se espera, o Sinterklaas passou e deixou um presente.



Na Holanda, em 30 de abril, é comemorado o dia da Rainha, chamado de Koninginnedag. Nesse dia, todo mundo se veste de laranja e sai às ruas para celebrar o aniversário da Rainha Beatrix. A real data de seu aniversário é em 31 de janeiro. Porém, por ser inverno, ela preferiu manter a data do aniversário de sua mãe, a Rainha Juliana. Nesse dia, ela visita dois lugares no país, no qual é organizado um programa onde mostra-se um pouco do folclore local.




Nesse vídeo, é possível conhecer um pouco mais do país e da cultura neerlandesa. 



Estou mega ansiosa para poder vivenciar tudo isso!!!

Ik zie jullie later!!

2 comentários:

  1. Caramba. Quanta coisa bacana para um país tão diferentes.
    Será que eles também comemoram alguns feriados parecidos como os do Brasil, como a Páscoa?

    Torcendo pra ti :)

    Ik wens u veel succes engel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim. Eles comemoram a Páscoa por dois dias: no domingo e na segunda. Tem até uma árvore de Páscoa, onde eles penduram ovos pintados, coelhinhos, fitas, etc. No domingo eles fazem um almoço com vários pães especiais (Holandês AMA pão). Eles usam ovos cozidos e decorados para as crianças procurarem. Na segunda-feira é feriado. Eles aproveitam as sobras do domingo e também saem para se divertir.

      Obrigada pelo incentivo =)

      Excluir